Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

AUSCHWITZ

O campo de Auschwitz, ou Auschwitz-Birkenau,  foi construído pelas forças alemãs em 1940, no sul da Polônia, para ser um lugar de encarceramento de cidadãos polacos. A partir de 1942, o local transformou-se no complexo mais mortífero da política de extermínio do regime nazi durante a Segunda Guerra Mundial, tornando-se símbolo do Holocausto.

Estes campos de concentração não foram apenas criados para exterminar pessoas, tinham também outras funções que se dividiam entre os três principais campos (Auschwitz I, Auschwitz II e Auschwitz III) e trinta e nove campos auxiliares.

Entre 1940 e 1945 terão perdido a vida neste local mais de 1,1 milhões de pessoas, a maioria judeus, mas também polacos, ciganos, prisioneiros de guerra soviéticos e prisioneiros de outras etnias.

O campo de concentração Auschwitz I foi inaugurado no dia 20 de maio de 1940. Era o centro administrativo dos campos onde se localiza a famosa placa com a frase “Arbeit Macht Frei” (O trabalho liberta). O campo serviu mais para utilização do trabalho forçado dos prisioneiros, mas foi nele que os nazis testaram a primeira câmara de gás.

O campo de concentração Auschwitz II, construído em Birkenau em 1941 localizava-se a apenas 3 Km de Auschwitz I. O objetivo principal do novo campo era efetivamente o do extermínio. Este ficou a ser o campo mais conhecido, por nele terem morrido muitas pessoas. Era equipado com quatro crematórios e câmaras de gás, as quais podiam receber, cada uma, cerca de 2.500 pessoas de cada vez. As mortes em grande quantidade começaram a acontecer no ano de 1942. Em Auschwitz II morreram aproximadamente um milhão de judeus e 19 mil ciganos.

O campo de concentração Auschwitz III, o terceiro entre os três principais, iniciou as suas atividades em 1942 e foi utilizado para trabalho escravo pela empresa IG Farben

 

 

Auschwitz

Artigos relacionados

Leave a Comment